A ESCOLHA DE UM LIS PARA SEU LABORATÓRIO

Um sistema de informação laboratorial (LIS) pode mudar completamente a forma com que o trabalho é feito em um laboratório e resulta em ganhos significativos de produtividade, assim como em automação de dados. Escolher o LIS correto é importante não só porque se trata de um investimento financeiro, mas também porque é preciso tempo para fazer a escolha certa. Antes de decidir, é importante verificar que tipos de produtos e ofertas estão disponíveis no mercado. Por exemplo, é sempre recomendado conversar com outras empresas que já possuem um LIS e perguntar se a equipe e a administração estão satisfeitas, que tipo de recursos são mais importantes para eles, e se eles têm algum problema com seu sistema.

 

As vezes é difícil obter um preço exato a menos que você entre em contato direto com fornecedores de sistemas. Uma vez que esses produtos são geralmente adaptáveis e modificáveis de acordo com as necessidades e demandas do cliente, os fornecedores de LIS precisam conhecer as especificações para providenciar um preço. Antes de começar a entrevista-los, você precisa definir os parâmetros da solicitação, como as funções importantes, a quantidade de usuários, os tipos de serviços, entre outros. Quanto mais detalhada é a especificação, mais fácil será para conseguir um preço exato. Essa abordagem também vai eliminar a possibilidade de fornecimento de um produto inadequado.

 

Implementar um LIS ou migrar para um novo pacote de software uma vez que o produto é escolhido pode ser difícil. A transição deve ser flexível para que os usuários possam aprender a utilizar essa nova ferramenta nas melhores condições. Silabmed inclui uma equipe de treinamento e suporte no local durante a fase de lançamento. Você também precisa garantir que fornecedor e laboratório trabalhem juntos durante a fase de implementação.

 

Seja qual for a situação atual do seu laboratório, com ou sem um LIS, o fornecedor deve ser capaz de propor uma solução que se adapte às necessidades do seu negócio, portanto a experiência do time e a flexibilidade do sistema são elementos importantes.

 

A TainoSystems oferece tudo isso graças ao Silabmed, um produto desenvolvido e desenhado para atender às demandas de laboratórios e para se adaptar às especificidades de cada um. Durante as fases de desenvolvimento e de implementação, a equipe do Silabmed garante que tudo seja feito corretamente para que a transição seja bem-sucedida e para que os funcionários possam rapidamente utilizar o novo LIS.